Serelepes

quarta-feira, agosto 9

Professor

Ser professor é uma coisa interessante...

Hoje foi a primeira aula do semestre do Ilha de Vera Cruz, e uma aluna me perguntou do que era constituída a música.E eu simplesmente não sabia o que responder, aí tive uma idéia... pedi para eles fecharem os olhos e escutarem os barulhos em volta, então pedi para prestarem atenção no ventilador, fiz uma cena com as mãos e perguntei se aquele barulho não lembrava música. E aí eles incrívelmente captaram a mensagem, e até vi alguns olhos brilharem! Momentos como esses me fazem cada vez mais querer ser professor.
Quando eu dou aula, simplesmente me empolgo, começo a falar, falar... as palavras vão chegando tão rápido que eu nem consigo acompanhá-las. Quando percebo, estou em outra freqüência, falando, falando... e as pessoas estão prestando atenção! É muito bom quando prestam atenção, quando olham pra gente e simplesmente dá pra perceber que se está conseguindo passar a mensagem que se quer. Gosto mais de dar aulas do que de conversar, embora a aula seja uma conversação, é uma conversação diferente... é uma conversação muito parecida com uma apresentação de música - aliás, adoro me apresentar, cantar pros outros, mostrar minhas músicas.

Acho que sou meio egocentrico.

Mas se é um egocentrismo que me faz bem, e que eu percebo que não faz mal a ninguém, então vou continuar sendo egocentrico. O mais legal, é que esse egocentrismo me faz aprender muito... Aprendo muita coisa com meus alunos do Ilha, aprendo muita coisa quando toco em público e vejo a reação das pessoas ouvindo as músicas. Aprendo muita coisa quando me relaciono com os outros. E acho que dar aulas é a minha melhor forma de me relacionar. Formo amizades, crio laços, adentro e sou adentrado. Convivo.
Uma vez apresentei minha monografia e perguntei para a Renata depois da apresentação o que ela tinha achado, ao que respondeu "Você tem jeito de que vai ser um daqueles professores que são referência.". Fiquei muito feliz, acho que foi o maior apoio que já me deram.

Desde a primeira vez que alguém me chamou de "professor", senti que achei minha vocação, de verdade.

Ser professor, me faz feliz.

Quero ser sempre professor.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

primeiro q eu nao sabia q vc era professor..
segundo q eu vou passar mais aqui pra ler umas coisinhas..
terceiro que to com saudade
bjs
Re (rj)

09 agosto, 2006  

Postar um comentário

<< Home